voltar
Reportagens Gestores educacionais têm acesso a material técnico gratuito para enfrentar crise causada pela Covid-19 jun | 2020
Compartilhar

De Norte a Sul, Leste a Oeste, gestores educacionais têm lidado com os novos desafios gerados pela pandemia de Covid-19. Os problemas são diversos e possuem tempos diferentes – os de agora e os que chegarão pós-isolamento social.

Neste sentido, o Itaú Social organizou, com apoio do Movimento Colabora Educação, uma série de materiais voltados aos gestores municipais e estaduais, a fim de subsidiar suas ações e de suas equipes técnicas das pastas de educação. Os recursos ajudam a lidar com questões que, se já eram desafios históricos, agora, com a pandemia, se tornaram ainda mais urgentes. Todos os conteúdos fazem parte da experiência do Itaú Social com o Programa Melhoria da Educação, que contou, ao longo dos anos, com o apoio de organizações de referência no campo, como Comunidade Educativa CEDAC, Oficina Municipal, Quanta, TMC1, Unicef e Instituto Rodrigo Mendes

Na primeira onda de divulgação, foram compilados materiais referentes a processos relativos ao calendário letivo, alimentação escolar, prestação de contas e gestão financeira e de pessoas. “O objetivo é apoiar os gestores de educação em seus processos e mitigar os problemas causados pela pandemia. Acreditamos que as equipes técnicas são intermediários importantes para trazer melhorias na ponta, para escolas, crianças e adolescentes”, explica a gerente de Implementação do Itaú Social, Tatiana Bello. 

A gestora explica ainda que todos os materiais disponibilizados são acompanhados de vídeos com especialistas e instrumentos práticos para que possam apoiar a gestão educacional neste momento. Os recursos são provenientes do Polo, ambiente de formação do Itaú Social que disponibiliza formações práticas, certificadas e gratuitas para profissionais de redes públicas, organizações sociais e todos aqueles que atuam pela melhoria da educação.

Material técnico destaca a relevância do Regime de Colaboração na Educação

Os quatro primeiros temas do recorte organizado são bastante simbólicos quando puxamos para a pauta a importância da colaboração entre os entes federativos no âmbito das políticas públicas de educação. Em todos os casos, a cooperação, entre as redes de estados e municípios ou entre pares faz sentido – do ponto de vista normativo às boas práticas da operação. Confira o resumo de cada conteúdo:

Calendário letivo

Cumprir o calendário letivo em dias e horas é muito importante para garantir o direito à educação de cada criança, adolescente e jovem. Além disso, a harmonia entre calendários de diferentes redes no território é fundamental para viabilizar questões como transporte, formação de professores e distribuição de materiais e merenda. Agora, quais as possibilidades de reorganização, considerando o cenário atual? Quais normativas devem ser consideradas? O site traz ainda planilhas para a reorganização do calendário, um modelo de plano de ação e vídeos formativos. 

Alimentação escolar

É preciso garantir o acesso à alimentação escolar para todos os alunos durante a quarentena. Como os municípios podem se estruturar para isso? Quais modelos de acesso à alimentação podem ser mais adequados e quais cuidados são necessários no processo de fornecimento? Com o material, o gestor terá respaldo técnico para garantir a continuidade do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O gestor ainda pode ter acesso a planilhas de apoio para monitoramento das informações quantitativas dos alunos e de controle de entregas de alimentos.

Gestão financeira e de pessoas

A busca pelo equilíbrio entre arrecadação e despesas é um exercício constante. A crise atual traz ainda mais complexidade ao desafio de controlar obrigações de rotina como folha de pagamentos, contratos diversos e bens e serviços voltados para a preparação das escolas para a volta às aulas Quais os fatores mais importantes na composição dos custos? O material mostra aonde os ajustes financeiros são prioritários, mas sempre garantindo a qualidade da oferta. 

Prestação de contas

As regras para a prestação de contas continuam vigentes e apenas os prazos de alguns convênios foram flexibilizados. Quais cuidados as redes precisam tomar para não terem problemas no futuro? O material ainda oferece uma visão geral dos dispositivos normativos e legislativos pertinentes à questão e traz orientações aos gestores de como proceder em seu cotidiano.