voltar
Reportagens #FalaProfessor: cultura da Colaboração na educação infantil out | 2020
Compartilhar

A expressão Regime de Colaboração, aplicada ao contexto educacional brasileiro, foi utilizada pela primeira vez na Constituição Federal de 1988. Diz a Carta Magna, em seu Art. 211, que “União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em Regime de Colaboração seus sistemas de ensino”.  Ou seja, o conceito versa sobre uma série de práticas, políticas e experiências. É a ideia essencial para a consolidação de um Sistema Nacional de Educação capaz de coordenar e distribuir as responsabilidades pela Educação brasileira.

Em um sentido mais filosófico, a colaboração deveria estar na centralidade de qualquer prática pedagógica. É na troca, na cooperação e no diálogo que o aprendizado se constrói. Na educação infantil, primeira etapa da educação básica e que, no Brasil, atende crianças de zero a cinco anos de idade, é ainda mais importante. Afinal, trata-se do primeiro contato da criança com o ambiente escolar.

Para explorar o tema e entender como a cultura da colaboração acontece na educação infantil, conversamos com duas educadoras, pesquisadoras e gestoras educacionais. Em pauta, os processos que acontecem no coletivo, a importância do diálogo e da troca de saberes para reafirmar o compromisso com uma educação de qualidade e com equidade.

É no Rio Grande do Sul que a educadora Viviane Ache Cancian atua em uma série de iniciativas em Regime de Colaboração. Na conversa, a pedagoga e professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria conta que as trocas vão além das fronteiras do estado. O diálogo acontece em todo o Brasil. Confira:

A outra participação é da especialista Josiane Pareja Del Corso, fundadora e diretora da Escola de Educação Infantil Ateliê Carambola e do Ateliê Centro de Pesquisa e Documentação Pedagógica, espaço de pesquisa para educadores de infância. Ela conta um pouco de seu trabalho na rede pública de São Paulo e defende que compartilhar conhecimento é princípio fundamental da educação. Ouça:

 

Quer saber mais sobre Regime de Colaboração e seus impactos no ofício da educação? Confira a entrevista especial com o Movimento Profissão Docente.