voltar
Reportagens Transição da gestão educacional em pauta: publicações de apoio nov | 2020
Compartilhar

A corrida eleitoral para as prefeituras está quase no fim. O ano de 2021 se inicia com a perspectiva de renovação em boa parte dos municípios. Ou seja, novos gestores chegando ao poder e muitos desafios colocados. No campo da educação, o cenário é complexo: a pandemia de Covid-19 ainda é uma realidade e o retorno às aulas presenciais uma incógnita.

Desde o começo do ano, o Movimento Colabora Educação tem discutido como o Regime de Colaboração se apresenta como um aliado para conduzir a oferta educacional em tempos de crise. Neste sentido, diversos materiais lançados nos últimos tempos destacam como políticas públicas gestadas e executadas em colaboração podem ser eficientes nos municípios. Confira algumas dicas leitura!

 

GUIA ELEIÇÕES MUNICIPAIS

A lista começa com um material bastante pedagógico do Movimento pela Base que orienta gestores sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes. Conduzir esse processo, em meio ao replanejamento do calendário escolar para reabertura das escolas, será desafiador. Indiscutivelmente, leitura obrigatória para novos gestores educacionais. Acesse.

GUIA PARA GESTORES ESCOLARES – REVISÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS

A início do ano letivo exigirá atenção especial para a reconstrução dos projetos-político pedagógicos (PPP) nos municípios. Assim, para apoiar gestores escolares e suas equipes nesse processo, foi lançado o Guia de Gestores Escolares, com orientações para a revisão dos PPPs à luz dos novos currículos. O material descreve os elementos que não podem faltar em um projeto de qualidade, além de orientações sobre como conduzir o processo de revisão. A autoria também é do Movimento pela Base. Conheça o material.

CARTILHA TRANSIÇÃO DE GOVERNO MUNICIPAL

Lançado pelo Instituto Positivo em parceria com o Itaú Social, o material destaca o Regime de Colaboração como agente pela continuidade, fortalecimento e aperfeiçoamento de políticas e programas educacionais territoriais. A cartilha orienta gestores sobre os principais pontos de atenção que podem contribuir para uma transição responsável e ética. Confira.

COVID-19: IMPACTO FISCAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

O Instituto Unibanco e o Todos Pela Educação, em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), lançaram um relatório que destaca os efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus na educação básica. O material busca qualificar o debate na sociedade e apoiar a formulação de ações para mitigar um possível colapso financeiro nas redes municipais e estaduais de educação Acesse.

 

Confira outras dicas de conteúdo aqui.