voltar
Reportagens Glossário Colabora: a diferença entre cooperação e colaboração mar | 2021
Compartilhar

 

Glossário Colabora

Mitos e verdades. Dúvidas e respostas. Conceito técnico e linguagem popular. São muitas as questões que merecem “tradução” no campo do Regime de Colaboração na Educação. Assim, o Movimento Colabora lança mais uma sessão aqui no site: o Glossário Colabora.

Neste espaço traremos vários conceitos examinados e explicados por nossa equipe.  Nesta primeira edição, apresentamos a diferença entre cooperação e colaboração. Sem nos prender a determinada linha conceitual, apresentamos uma composição de definições para qualificar de maneira simples cada uma das expressões. Confira.

 

diferença entre cooperação e colaboração

 

 

Para saber mais

Enquanto a cooperação é um termo mais genérico, aplicável em diversas áreas do conhecimento, a colaboração como regime na educação é conceito complexo. O Regime de Colaboração tem raízes constitucionais e aponta para uma gestão educacional democrática e solidária. Trata-se de um importante elo para a pactuação das políticas em todos os níveis federativos e seus sistemas de ensino. 

Aprofunde seus conhecimentos acessando o especial sobre Regime de Colaboração produzido para o Nexo Políticas Públicas. Nele, Fernanda Castro Marques*, da equipe Colabora, aprofunda a conceituação. Acesse.

 

 

 

 

 

*Fernanda Castro Marques é mestre e doutoranda em administração pública e governo pela FGV-Eaesp. Pesquisa o tema de educação sob perspectiva do federalismo educacional, regime de colaboração e governança federativa. Atualmente, é coordenadora da área de gestão de conhecimento e produção de conteúdo no Movimento Colabora Educação. É pesquisadora convidada do CPTE (Centro de Pesquisa Transdisciplinar em Educação) do Instituto Unibanco.