Losango

Caderno
de Recursos


Caro/a Gestor/a,

Selecionamos aqui algumas informações que esperamos serem úteis a você e sua equipe no desenho e implementação de uma política em regime de colaboração.

Logo no início deste Caderno, apresentamos sínteses de experiências que citamos ao longo do guia. Contamos um pouco mais sobre como começaram, os desafios que enfrentaram e as lições aprendidas. Acreditamos que conhecer um pouco mais sobre o que seus pares fizeram pode inspirá-los/as, ainda que não tenhamos a intenção nem a pretensão de propor um modelo rígido. Aliás, queremos mesmo mostrar a diversidade de experiências e soluções que temos em relativamente pouco tempo de história em políticas colaborativas.

As ferramentas e materiais que mencionamos no capítulo de produção de políticas públicas estão disponíveis no Caderno de Recursos da versão digital do Guia disponível em: www.movimentocolabora.org.br/guia-de-colaboracao. São planos de ação, modelos, roteiros de perguntas, listas de fontes de dados, uma diversidade de recursos que reunimos com a intenção de ajudar em sua empreitada.

Caderno de Ferramentas

Ao longo do capítulo da Construção da Política Pública foram apresentadas ferramentas que podem auxiliar o trabalho de análise, reflexão e organização da política a ser construída. Reunimos todas essas ferramentas neste documento de excel denominado Caderno de Recurso - Guia de Regime de Colaboração. Essas ferramentas foram i) utilizadas em projetos de colaboração de estados brasileiros, ii) desenvolvidas pelo Movimento Colabora, Consed e Undime e/ou iii) inspiradas em materiais organizados por secretarias de educação para suas políticas colaborativas. Esperamos que possam te auxiliar durante sua jornada!

Mensagem Final

Caro/a Gestor/a,

Agradecemos a leitura até aqui. Esperamos que ela tenha contribuído para ampliar suas reflexões sobre o potencial do regime de colaboração e tenha ajudado a visualizar os caminhos para empreender uma política colaborativa junto com os Municípios, visando à melhoria da educação para as crianças e jovens de todo o território de seu Estado.

A ambição das instituições envolvidas na produção deste guia, um esforço conjunto de diversos atores da educação, é disponibilizar um material útil, que dialogue com a complexidade da educação e da implementação da política pública e, mais importante, que ao mesmo tempo aponte caminhos e alternativas à luz dos aprendizados que acumulamos nas experiências construídas em regime de colaboração nos últimos anos.

Trata-se de um documento vivo, aberto, sujeito à permanente revisão e ampliação. Nosso desejo é que mais experiências surjam, novos modelos de implementação sejam criados e que essa forma colaborativa de atuação se consolide, tornando-se uma prática comum no diverso contexto brasileiro e na complexidade da política educacional.

Anexo a este guia, você encontrará um Caderno de Recursos com informações sobre políticas realizadas em regime de colaboração e a disponibilização de ferramentas e modelos citados ao longo do documento.

Por fim, reforçamos nosso agradecimento pela leitura e parabenizamos sua gestão pela aposta no caminho promissor da colaboração. O Movimento Colabora Educação e seus membros, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) estão à disposição para ajudar nessa bela empreitada.


Aubert, Adriana; Flecha, Ainhoa; García, Carme; Flecha, Ramón; Racionero, Sandra. 2008. Aprendizaje dialógico en la Sociedad de la Información. Barcelona: Hipatia Editorial.

Habermas, Jurgen. 2001. Teoria de la acción Comunicativa (Vol. I). Madrid: Taurus.

Toro, José Bernardo; Werneck, Nísia Maria Duarte. 2007. Mobilização social: um modo de construir a democracia e a participação. Belo Horizonte: Autêntica.

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