Instituições

/Instituições
Instituições 2018-07-15T18:18:29+00:00

O Movimento Colabora é formado pelas seguintes instituições:

Fundação Lemann

A Fundação Lemann é uma organização familiar, sem fins lucrativos, que atua sempre em parceria com governos e ouras entidades da sociedade civil buscando caminhos que funcionam na escola dos desafios do Brasil. Apostam em uma educação pública de qualidade para transformar o Brasil, possuem parceria com 17 redes públicas em todo o Brasil, apoiam a construção e os trabalhos de implementação da Base Nacional Curricular Comum e participam ativamente pela qualidade da política.

logos sem embacaodo 06

Todos Pela Educação

O Todos Pela Educação é um movimento da sociedade brasileira. Sua missão é contribuir para que, até 2030, o País assegure educação Básica pública de qualidade a todas as crianças e jovens. Atua na produção de conhecimento, incentivando e qualificando o debate, e contribuindo para que a educação seja trabalhada como pilar central na melhoria do país. Sua atuação está estruturada em três frentes de trabalho: produção de conhecimento, monitoramento das metas e das políticas educacionais; comunicação, divulgação e promoção das demandas sociais por Educação de qualidade; e articulação e mobilização, conectando o poder público e a sociedade civil em ações que valorizem a Educação.
logos sem embacaodo 09

Instituto Natura

O Instituto Natura busca o fortalecimento de pessoas e organizações que fazem parte da área educacional. Apoio à atuação docente para que os alunos atinjam altos resultados em letramento e numeramento. Apoio aos alunos, famílias, voluntários e comunidade escolar em geral, contribuindo para as escolas em tempo integral, com práticas voltadas ao desenvolvimento integral dos alunos. Apoio ao desenvolvimento de um regime de colaboração entre os sistemas públicos de educação e o aperfeiçoamento de suas práticas de gestão, contribuindo para o fortalecimento da cooperação entre municípios, estados e União.
logos sem embacaodo 03

Fundação Itaú Social

A trajetória do Itaú Social começa em 1993, quando o Banco Itaú criou o Programa de Ação Comunitária (posteriormente Programa Itaú Social). Sete anos depois, em 2000, o projeto ganhou maior amplitude com a instituição do Itaú Social, contribuindo para o desafio de garantir os direitos de crianças e adolescentes por meio da educação. O Itaú Social desenvolve, implementa e compartilha tecnologias sociais para contribuir com a melhoria da educação pública brasileira. Sua atuação está pautada no desenvolvimento de projetos sociais, no fomento a organizações da sociedade civil e na realização de pesquisas e avaliações. Juntamente com uma rede de parceiros, fornecedores e colaboradores, trabalha para que municípios, estados e União se unam para entregar aquilo que é direito de todos: acesso à educação com aprendizagem adequada, sem restrição de tempo, espaço, raça, cor ou gênero.

logos sem embacaodo 05

Instituto Ayrton Senna

O Instituto Ayrton Senna é uma organização sem fins lucrativos para que crianças e jovens tenham oportunidade de desenvolver seus potenciais por meio da Educação de qualidade, em todo o Brasil. O Instituto desenvolve soluções educacionais, pesquisas e conhecimentos em pedagogia, gestão educacional, avaliação e articulação, além de estimular o diálogo para que a causa da Educação esteja na pauta dos mais diversos setores da sociedade, garantindo que mais crianças e jovens tenham acesso à educação integral de qualidade em todo o país. 

logos sem embacaodo 02

BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento, que atua desde 1959, trabalha para melhorar a qualidade de vida na América Latina e no Caribe. Ajudam a melhorar a saúde, a educação e a infraestrutura através do apoio financeiro e técnico aos países que trabalham para reduzir a pobreza e a desigualdade. Tem forte compromisso de alcançar resultados mensuráveis e os mais elevados padrões de integridade transparência rendição de contas. Entre suas prioridades está reduzir a pobreza e as desigualdades sociais por meio da educação.
logos sem embacaodo 07

Instituto Unibanco

O Instituto Unibanco, criado em 1982, atua na melhoria da educação pública no Brasil. Com foco na melhoria dos resultados e na produção de conhecimento sobre o Ensino Médio, o Instituto Unibanco dedica-se a elaborar e implementar soluções de gestão – na rede de ensino, na escola e em sala de aula – comprometidas com a capacidade efetiva das escolas públicas de garantir o direito à aprendizagem de todos os estudantes. Busca ainda a institucionalização, nas redes de ensino, de uma visão orientada para a sustentabilidade dos resultados de aprendizagem e da equidade entre as escolas e no interior de cada uma delas.
logos sem embacaodo 10

Instituto Positivo

O Instituto Positivo tem como missão atuar em favor da melhoria da qualidade da educação pública, por meio do incentivo ao Regime de Colaboração, como estratégia para gerar mudanças sistêmicas, contínuas e que reduzam a inequidade na educação brasileira. Para isso, adotam o Arranjo de Desenvolvimento em Educação (ADE) como metodologia que favorece o trabalho colaborativo entre Secretarias de Educação de municípios próximos geograficamente. Os participantes do ADE se apoiam mutuamente para colocar em prática ações estratégias com o objetivo de avançar na melhoria dos indicadores da Educação.

logos sem embacaodo 08

Instituto Conceição Moura

O Instituto Conceição Moura é uma organização privada, sem fins lucrativos, idealizada e mantida pelo Grupo moura, que há mais de 15 anos desenvolve projetos sociais nas áreas de educação socioambiental, reciclagem, criação e produção de artesanato e gestão escolar. Atua de forma integrada, junto às esferas governamentais, instituições privadas e a comunidade, com ações que favorecem o desenvolvimento de potencialidades e capacidades de crianças e jovens, apoiando-os na superação dos desafios da vida pessoal e da comunidade.