Produção2018-11-26T00:23:09+00:00

Produções

Aqui você encontra estudos e materiais sobre o Regime de Colaboração,
desenvolvidos pelo Movimento Colabora Educação e seus integrantes.

fundo

Itaú Social

dialogos itau1

Diálogos sobre a gestão municipal:
Câmaras Técnicas de Consórcio:

Nessa publicação, o foco são as Câmaras Técnicas de Educação, que são espaços institucionalizados dentro dos consórcios Intermunicipais, nas quais os gestores de educação dos municípios participantes se reúnem para desenvolver ações cooperadas. Dessa forma, a publicação visa incentivar os gestores municipais de uma região a descobrirem o que há de semelhante no trabalho que desenvolvem em seus municípios e a aprenderem com os colegas, estimulando a união de forças para a criação de ações que potencializem os recursos existentes e transformem a educação pública regional.
Acessar
dialogos itau2

Diálogos sobre a gestão municipal:
Passo a passo do Plano Municipal de Educação:

Nessa publicação é disponibilizado o conhecimento produzido a partir da experiência do programa nos processos de elaboração dos Planos Municipais de Educação. Dialoga com as dificuldades vivenciadas pelos gestores municipais ao longo do percurso, assim como as soluções por eles encontradas. O Passo a Passo do Plano Municipal da Educação busca contribuir com a constante qualificação da Gestão Municipal da Educação para que essa cumpra o papel fundamental: garantir o direito de aprender para cada uma das crianças e adolescentes do Brasil.
Acessar

Instituto Natura

regime natura

Regime de Colaboração no Ceará: funcionamento, causas do sucesso e alternativas de disseminação do modelo

Neste estudo, além de uma apresentação conceitual e das características do federalismo brasileiro, apresenta-se uma análise da trajetória educacional cearense, seu funcionamento e resultados do Regime de Colaboração, buscando também entender as causas do desempenho bem-sucedido em termos de cooperação federativa e melhoria da Educação. Em sua conclusão, o estudo propõe alternativas políticos-institucionais e de política pública presentes no Regime de Colaboração cearense e que poderiam ser adotados por outros estados.
Acessar
regime natura2

Regime de Colaboração no Ceará: funcionamento, causas do sucesso e alternativas de disseminação do modelo – Resumo Executivo

Acessar
regime natura3

Regime de Colaboração em que acreditamos: Relação entre Estados e municípios para melhoria da educação brasileira

Esse estudo identificou as principais dimensões do Regime de Colaboração entre estado e municípios no Ceará, que, desde o seu início, em 2007, tem produzido melhoras significativas nos resultados educacionais de redes municipais e estaduais cearenses. Após discussões com gestores públicos e especialistas, o Instituto Natura identificou a necessidade de compreender em profundidade as melhores práticas na construção da colaboração entre estado e municípios e criou este documento para apoiá-los na compreensão de como trocar, crescer, impactar e ser impactado, ou seja, atuar de maneira colaborativa.
Acessar

Instituto Positivo

positivoimagem

Cooperação intermunicipal: Experiências de Arranjos de Desenvolvimento da Educação no Brasil

Esta publicação foi inteiramente dedicada ao estudo do ADEs, que consiste em um modelo de colaboração territorial, basicamente horizontal, instituída entre entes federados, visando assegurar o direito à Educação de qualidade e ao seu desenvolvimento territorial e geopolítico. Espera-se incentivar o debate sobre esse modelo de articulação, bem como incentivar a criação de novos ADEs no Brasil, oferecendo informações detalhadas sobre o que deve ser considerado quando se pretende implementar o modelo de Regime de Colaboração.
Acessar
revista icon

Revista ColaborAÇÃO – Regime de Colaboração na Educação

O que o trabalho colaborativo pode oferecer para a educação? Conceitos de duas formas de Regime de Colaboração
Acessar

Movimento Colabora

colabora

Relatório Final de Sistematização do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo

Este documento contém o “Relatório Final de Sistematização do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo”, no âmbito da consultoria para Sistematização do Pacto pela Aprendizagem do Espírito Santo (PAES), solicitada pela Fundação Itaú Social, integrante do Movimento Colabora Educação. O produto é o quinto de uma série de cinco, com entregas previstas entre Outubro de 2017 e Julho de 2018.
Acessar
colabora

Sumário Executivo – Sistematização do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo

O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo é uma experiência recente que vem a somar para o regime de colaboração da educação brasileira. Para sua melhor compreensão e contextualização, o Movimento Colabora Educação encomendou sistematização do início de sua implementação.
Acessar