voltar
Reportagens Dicas de conteúdo: para ler, aprender, inspirar e compartilhar ago | 2020
Compartilhar

Um dos propósitos do Movimento Colabora Educação é produzir e disseminar conhecimento. E, considerando a grande diversidade de públicos que se relaciona com a agenda da colaboração na Educação – de pesquisadores a professores no “chão da escola” -, mais uma série está sendo lançada. A partir deste mês, o Colabora passará a compartilhar dicas de conteúdo em diversos formatos.

Muito mais do que uma curadoria estanque, esse desafio ao qual o Colabora se compromete busca fazer circular produções qualificadas sobre o tema. Na lista, além da atenção com relação à qualidade da informação, um importante parâmetro foi a diversidade – de abordagens, de pensamentos, de formatos e de fontes.

Caso queira contribuir com alguma indicação, conecte-se ao Movimento Colabora nas redes sociais e mande sua dica via Facebook, Twitter ou LinkedIn.

 

Produções acadêmicas

O Sistema Nacional de Educação: diversos olhares 80 anos após o Manifesto

Organizado por Célio da Cunha, Moacir Gadotti, Genuíno Bordignon e Flávia Nogueira, a publicação apresenta reflexões sobre o Sistema Nacional de Educação (SNE). Destaque para o capítulo 3 – de Fernando Luiz Abrucio e Catarina Ianni Segatto – sobre o sistema federalista brasileiro, e o 10 – de Genuíno Bordignon, Moacir Gadotti, Célio da Cunha e Arnóbio Marques de Almeida Júnior – sobre a relevância da agenda que envolve a política. Acesse.

A cooperação em uma federação heterogênea: o regime de colaboração na educação em seis estados brasileiros

Artigo de Catarina Ianni Segatto e Fernando Luiz Abrucio, referências na pesquisa sobre colaboração na Educação no Brasil, a atuação dos governos estaduais no processo de coordenação federativa em municípios no campo da educação. Acesse.

 

Publicações institucionais

Documento Governança e Sistema Nacional de Educação – Movimento Colabora Educação

O material é uma sistematização dos diálogos de um grupo de trabalho promovido pelo Movimento Colabora Educação para a identificação de desafios de coordenação e pactuação das políticas públicas na educação brasileira e a importância da regulamentação de Sistema Nacional para o setor. Acesse.

Publicação “Diálogos sobre a Gestão Municipal Câmaras Técnicas de Consórcios” 

Desenvolvido pelo Itaú Social, o material trata de temas essenciais no campo da colaboração na Educação, como mobilização, formalização de grupos de trabalho, planejamento, gestão de recursos, entre outros. Acesse.

Resumo executivo “Regime de Colaboração no Ceará: funcionamento, causas do sucesso e alternativas de disseminação do modelo” 

Um olhar para o trabalho que se tornou referência no Brasil.  De iniciativa é do Instituto Natura, o estudo apresenta a trajetória política e institucional da política educacional cearense, apontando as principais mudanças na governança educacional do Estado. Acesse.

Revista Colaboração – 1a edição

No lançamento desta iniciativa do Instituto Positivo, em parceria com o Movimento Colabora, diversos temas são abordados a partir do olhar de diferentes atores do campo. Destaque para as diferentes experiências de Agências de Desenvolvimento da Educação (ADE) mapeadas pela publicação. Acesse.

 

Para leitura rápida

Artigo para LinkedIn “Cultura da colaboração, inspirações para a educação” 

Ensaio de Angela Dannemann sobre as oportunidades ativadas pela cultura da colaboração. Para ler e compartilhar. Acesse.