voltar
Reportagens Colabora indica: conteúdos em audiovisual sobre educação e política brasileira set | 2020
Compartilhar

Conhecimento move o mundo. Acessá-lo e compartilhá-lo são atos políticos. Em tempos de tanta informação falsa circulando pelas redes, acessar canais seguros e responsáveis na produção de conteúdo é transformador. No mundo atual, são vários os formatos, disponibilizados em múltiplas plataformas e com diversos pontos de vista. Ganha a democracia.

O Movimento Colabora Educação criou uma seleção de canais que produzem conteúdos sobre educação e política, além de notícias sobre o Brasil atual. Confira.

Conteúdos em áudio

Conta aí, Undime!

conta aí undimePodcast da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com informações e notícias sobre educação básica pública no Brasil. Um dos episódios apresenta um bate-papo sobre os subsídios necessários ao retorno das aulas nas escolas e centros de educação infantil. Participaram da discussão Patrícia Lueders (Presidente da Undime Santa Catarina e Dirigente Municipal de Blumenau/SC), Beatriz Abuchaim (Gerente de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal) e Raquel Franzim (Coordenadora de Educação do Instituto Alana). Acesse

 

Estação Patri

estação patri

 

Conteúdo em português e inglês sobre as principais notícias do governo que afetam o setor privado e sociedade civil. O podcast é desenvolvido pela PATRI Políticas Públicas. Entre alguns temas tratados, estão a reforma tributária, movimentações na agenda ambiental e financiamento da educação brasileira. Acesse.

 

Folha na Sala

folha na sala

O programa é uma parceria da Folha com o Itaú Social voltado para professores da rede pública e debate experiências e desafios da educação. Um dos episódios, por exemplo, conta a história de Paulo Freire, o professor que revolucionou a educação de adultos, levou sua metodologia a todos os cantos do mundo e se tornou uma referência do Brasil no exterior. Acesse

 

Fala aí, professor

fala ai professor

Série de podcasts que tem o objetivo de dar voz aos professores brasileiros e buscar, com especialistas, possíveis soluções para alguns desafios enfrentados no dia a dia da escola pública. Os temas abordados nos programas foram selecionados a partir da pesquisa Conselho de Classe 2015, realizada com professores de ensino fundamental e médio de todo o Brasil pelo Ibope Inteligência, sob encomenda da Fundação Lemann e do Instituto Paulo Montenegro. Acesse.

 

Clica e Confirma

clica e confirma

Para entender o universo do sistema eleitoral brasileiro. O podcast é produzido pela Assessoria de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e apresentado pelo jornalista Rimack Souto, com as participações dos jornalistas Sérgio Oliveira e Fábio Ruas. Destaque para e especial Voto Consciente e a série “Diálogos Democráticos”, mediada pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso. Acesse.

 

 

Coisa Pública

 

Podcast da CLP – Liderança Pública, uma organização suprapartidária que produz conteúdos sobre vários temas de interesse público. Destaque para o episódio sobre o futuro do Sistema Nacional de Educação. Confira.

 

 

Conteúdos em vídeo

Ciclo de Conversas: Profissionais da Educação no contexto da pandemia

itau social 1

 

Nesta série especial produzida pelo Itaú Social, o Regime de Colaboração ganhou destaque em quase todos os episódios. Entre os participantes, representantes de organizações da sociedade civil, secretários e secretárias estaduais e municipais de Educação, professores e pesquisadores da educação brasileira. Acesse

 

Consed

consedCanal no YouTube do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Entre os diversos vídeos, é possível acessar tutoriais sobre programas e projetos, debates sobre temas do momento, como o Novo Fundeb, e depoimentos de gestores educacionais e professores. Acesse.

 

 

 

 

Desafios da educação básica em tempos de pandemia

conteúdos sobre educação e política brasileira

A FGV promoveu uma série de webnars batizada de “Desafios da educação básica em tempos de pandemia”. Os encontros foram realizados em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Entre os conteúdos, destaque para o tema da mediação tecnológica voltada para a educação, frente aos desafios impostos pelo coronavírus. Confira.

 

 

Gestão da Educação Pública em Tempos de Crise 

instituto unibancoWebinário do Instituto Unibanco, em parceria com a Universidade Diego Portales, do Chile, e com o Instituto Singularidades. Destaque para edição que discutiu os desafios para uma educação antirracista. Acesse.

 

 

 

Em breve, uma nova lista dicas de conteúdo. Nos acompanhe também nas redes sociais: Facebook, Twitter e LinkedIn.