voltar
Reportagens Com a presença de Flávio Dino, evento reúne prefeitos, especialistas e dirigentes para debater educação maranhense jan | 2021
Compartilhar

Acontece na próxima quarta-feira, 27 de janeiro, às 10 horas, o Encontro dos Prefeitos e Dirigentes Municipais de Educação do Governo do Estado do Maranhão. O evento será transmitido no perfil do Youtube da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Em pauta, o início do trabalho das equipes das novas gestões nos municípios, a colaboração entre entes federativos e as soluções conjuntas para os desafios da Educação pública.

O encontro marca o lançamento da publicação Sistematização da Política Colaborativa do Maranhão, desenvolvida pelo Movimento Colabora Educação, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Maranhão e o apoio técnico das organizações Todos Pela Educação e EloGroup. O estudo apresenta uma leitura abrangente das práticas de governança e do Regime de Colaboração entre Estado e Municípios, em especial nas etapas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Além de organizar a memória da experiência, a publicação pode servir como referência para outros Estados e Municípios.

Entre os conteúdos abordados na publicação, destaque para o panorama da Educação Básica no Maranhão, o histórico do Regime de Colaboração no Estado e a construção da política colaborativa, o desenho da governança e a relação com parceiros na gestão, além de um estudo de caso sobre formação continuada de professores.

“Será um momento muito importante para alinharmos o trabalho e continuarmos persistindo na melhoria da qualidade da educação prestada em todo Maranhão, com a participação de todos. Em muitos municípios tivemos troca de gestão e termos esse momento com cada gestor municipal, nos ajudará a continuar trabalhando o regime de colaboração na área educacional”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

“Para nós, a produção e compartilhamento de conhecimento é uma premissa. Uma estratégia permanente para disseminar boas práticas e promover políticas educacionais cada vez mais colaborativas, com vistas à eficiência de recursos, garantia de continuidade e melhoria da aprendizagem. Nesse sentido, a experiência do Maranhão é singular e inspiradora, inclusive para a aprovação do Sistema Nacional de Educação, pois fortalece a ideia de pactuação da política educacional em seu território entre as redes”, avalia Thiago Thobias, secretário-executivo do Movimento Colabora Educação.

Participam da abertura o governador Flávio Dino; Felipe Camarão, Secretário de Educação do Estado do Maranhão; e Erlanio Furtado Lima Xavier, presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão. Na sequência, acontece o painel Recomendações à gestão municipal frente aos desafios educacionais do período 2021-2024 com Claudia Costin, professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV); Priscila Cruz, presidente do movimento Todos Pela Educação; Ítalo Dutra, chefe de educação do Unicef; e Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime. A apresentação da publicação fica a cargo de Thiago Thobias.

Para participar do evento não é preciso fazer inscrição. Basta acessar o link https://youtu.be/ytfkP_m5q5c.

A transmissão também ficará disponível no histórico de vídeos da Seduc Maranhão e a publicação poderá ser baixada no site do Movimento Colabora Educação.

Com a presença do governador Flávio Dino, evento reúne prefeitos, especialistas e dirigentes municipais para discutir a Educação maranhense

 

 

 

Créditos: a foto em destaque é da Seduc MA.