voltar
Boas Práticas Minuto Colabora: “Na pandemia, desigualdade significou o ‘não acesso’ à educação” set | 2021
Compartilhar

Evasão escolar, ampliação das desigualdades e baixos níveis de aprendizagem. Esses são apenas alguns dos impactos que a pandemia do novo coronavírus causou na educação brasileira. Para administrá-los, especialistas concordam que é urgente distribuir melhor as responsabilidades entre Municípios, Estados e União.

O terceiro episódio do Minuto Colabora debate a urgência de regulamentar um Regime de Colaboração para enfrentar os desafios do pós-pandemia na educação, a partir das análises de parlamentares e estudiosos que se dedicam a encontrar estratégias para melhorar a qualidade da educação no país.

“Na pandemia, desigualdade significou o ‘não acesso’ à educação, que é um direito de todos e dever do Estado e das famílias. Essa competência deve ser compartilhada entre Estado e Municípios”, ressaltou o deputado federal Idilvan Alencar (PDT) durante o webinário “Urgência da Regulamentação do Sistema Nacional de Educação”, promovido pelo Instituto Unibanco e pela Frente Parlamentar Mista de Educação.

Esta realidade de desarticulação impacta diretamente os resultados da educação brasileira, como explicou a diretora-geral da Fundação Itaú Social, Angela Danneman: “Há perda de eficiência do investimento público e dos projetos nacionais em cada território. O dano que pesquisas mostram é uma potencial evasão de 40% dos estudantes, o que torna a busca ativa escolar uma estratégia efetiva e já testada, e que pode ser aplicada em nível nacional, de forma coordenada.”

A série de “zapcards”, ou pílulas em áudio para as redes sociais, aponta caminhos que ajudem a fortalecer a cultura de colaboração entre os entes federados. A cada novo episódio, um tema ganha espaço nos minipodcasts “Minuto Colabora”, sempre de forma dinâmica e acessível a todos os públicos.