voltar
Boas Práticas Confira o Mapa de Diagnóstico de Regime de Colaboração fev | 2023
Compartilhar

Fruto de diversos trabalhos já realizados sobre o assunto pelo Movimento Colabora, o Mapa de Diagnóstico de Regime de Colaboração oferece alguns fatores de sucesso para que políticas públicas colaborativas na área da educação entre entes federativos possam ser bem executadas. O material é voltado, essencialmente, para as equipes de secretarias estaduais de educação responsáveis pela articulação com os municípios.

Elaborada no formato de mapa visual, a publicação é dividida em sete grandes fatores de sucesso do Regime de Colaboração Estado-Municípios. O mais estruturante é o “desenho e legitimidade”, que se refere à construção da política colaborativa de acordo com a realidade do estado, incluindo análise de viabilidade, adaptação das estratégias, estudo das evidências e reputação dos líderes da política.

O mapa aponta ainda outros seis grandes fatores de sucesso para as políticas públicas de colaboração: compromisso técnico e político; fortalecimento da aprendizagem; avaliação e monitoramento; cooperação e incentivos; governança participativa; e engajamento pelo diálogo.

Para os gestores que queiram uma avaliação mais robusta, com esquema de pontuação e marcos de avanços em Regime de Colaboração para a política educacional, o Movimento Colabora disponibiliza a Ferramenta de Autoavaliação de Regime de Colaboração em seu site. 

 

ACESSE AQUI O MAPA DE DIAGNÓSTICO DE REGIME DE COLABORAÇÃO