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Entrevistas ‘Abraçamos o desafio de adaptar ensino remoto para a realidade das nossas comunidades’ jun | 2021
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Logo nos primeiros dias de 2021, o Amazonas viveu situações dramáticas, que incluíam um aumento exponencial das internações e mortes por Covid-19 e a falta de oxigênio em hospitais. Uma crise que impactou todas as atividades do estado, incluindo as de educação. Para garantir a segurança de alunos e professores, a Secretaria de Educação de Careiro Castanho, na região metropolitana de Manaus, manteve a oferta de atividades pedagógicas de maneira remota e criou uma Proposta Pedagógica Emergencial para adaptar o ensino às particularidades das comunidades do município.

Com ao menos oito mil alunos matriculados na rede municipal, Careiro mantém escolas em comunidades rurais e ribeirinhas que, muitas vezes, não contam com sistema contínuo de banda larga e exigem longos deslocamentos de barcos por igarapés. Por isso, era fundamental pensar em um modelo de ensino a distância alinhado também às realidades dessas escolas.

“A proposta era adaptar o ensino remoto às peculiaridades de cada comunidade de Careiro e todos abraçaram este desafio, criando projetos e estratégias em suas rotinas de trabalho”, conta Mara Alves, secretária de Educação de Careiro, em entrevista ao Colabora. “Para se ter uma ideia, os professores da Escola Nossa Senhora de Fátima ajudaram as famílias a organizar um cantinho de estudo para as crianças nas casas dos alunos. Além disso, os profissionais da Educação passaram por formações sobre metodologias do ensino a distância.”

Com o retorno gradual às aulas presenciais, a ideia é que a rede de ensino ofereça atividades de acolhimento e de reinserção social para professores, estudantes e suas famílias, visando superar os impactos do período de isolamento social. “Dentro dessa estratégia, prevemos oferecer programas de formação continuada para professores, para prepará-los para a reintegração dos alunos”, diz Mara. “Nossa meta sempre foi não deixar nenhum dos nossos oito mil estudantes desassistidos e sem seus direitos de aprendizagem assegurados.” 

Confira a entrevista na íntegra:

Colabora: Quais as medidas colocadas em prática para garantir a qualidade da educação no município neste segundo ano de pandemia? 

Mara: Logo que soubemos que este ano letivo também seria em parte a distância, criamos uma Proposta Pedagógica Emergencial, toda alinhada ao calendário 2021, voltada a desenvolver atividades não presenciais que garantam o aprendizado e a continuidade dos estudos. Foi todo um trabalho pensando em contemplar os direitos de aprendizagem dos alunos e os conteúdos previstos na BNCC [Base Nacional Comum Curricular], para todas as etapas da Educação.

Colabora: O que norteou a elaboração de uma  Proposta Pedagógica Emergencial para o município nessa crise sanitária?

Mara: A partir da reorganização do calendário, a Secretaria de Educação de Careiro implantou várias estratégias dentro da Proposta Emergencial Pedagógica, todas elas alinhadas às demandas e às expectativas da nossa equipe pedagógica da Rede Municipal de Educação. A ideia, como eu disse, era atender e garantir o direito à aprendizagem dos nossos alunos, lançando mão de ações que contemplassem as distintas realidades do município.

Colabora: Que contribuição o Regime de Colaboração pode dar ao enfrentamento dos problemas impostos pela pandemia? 

Mara: Quando nos referimos a um Regime de Colaboração para o enfrentamento dos desafios educacionais na pandemia, temos que ter clareza que todos somos parte de um movimento para garantir melhores condições de ensino e aprendizagem no modelo remoto. Nosso papel é propiciar um ambiente seguro, garantindo a vida dos professores e dos demais profissionais da educação, para que eles possam cumprir sua missão de oferecer formação de qualidade para crianças e jovens.

Colabora: Quais as iniciativas previstas para o futuro?

Mara: Assim que for autorizado o retorno presencial, iremos elaborar estratégias para iniciar uma volta gradual das atividades, seguindo todas as recomendações da saúde. A ideia é que as instituições escolares realizem atividades para acolhimento e reinserção social de professores, estudantes e suas famílias, para superar os impactos psicológicos do período de distanciamento social. Dentro dessa estratégia, prevemos criar e oferecer programas de formação continuada para professores, visando exatamente prepará-los para esse trabalho de reintegração dos alunos.


O desafio da Amazônia

Colocar em prática medidas efetivas para a oferta de um ensino remoto de qualidade exigiu que professores superassem um dos principais desafios da Amazônia: as longas distâncias e as dificuldades de deslocamento. Se nem todas as comunidades ribeirinhas de Careiro possuem acesso contínuo à internet, coube aos profissionais da educação se deslocarem até o interior para entregar em mãos as atividades aos alunos. 

Por isso, equipados com itens de proteção individual, professores da rede embarcaram em voadeiras, barcos típicos da região, e seguiram por braços de rios, de casa em casa, para entregar apostilas, livros e atividades em mãos para os estudantes, orientando-os e às suas famílias sobre como executar os exercícios, quais os prazos de entrega e quais os objetivos de cada um.


Agenda Colabora

A experiência do município de Careiro demonstra como o planejamento cuidadoso da Secretaria Municipal de Educação e a atuação de seus profissionais foram indispensáveis para que os desafios causados pela pandemia fossem enfrentados.

Aprender com as experiências e as boas práticas dos entes federativos, assim como com os desafios, é premissa das práticas em Regime de Colaboração. O Movimento Colabora Educação acredita que a colaboração é estratégia eficaz para enfrentamento dos obstáculos impostos à Educação pela pandemia de Covid-19. Confira publicação com o passo a passo para atuar em colaboração em Estados e Municípios: https://movimentocolabora.org.br/guia-de-colaboracao/.