Apoio Técnico

O Colabora reúne uma série de recursos para auxiliar e subsidiar gestores da Educação de todo o Brasil a aprimorarem o Regime de Colaboração em suas redes de ensino.

Mapa de Diagnóstico

Sobre a ferramenta

O Movimento Colabora disponibiliza uma ferramenta gratuita que permite aos gestores mapearem o estágio de maturidade do Regime de Colaboração em seu sistema de ensino e respectivas redes de seu território. Com isso, é possível compreender em que etapa o estado está nas práticas colaborativas e então traçar diretrizes e estratégias para avançar na governança federativa.

Guia de Regime de Colaboração

Como o Brasil pode garantir uma trajetória coerente entre as diferentes etapas do ensino sem um diálogo permanente entre os responsáveis por elas? A legislação do país prevê a atuação colaborativa entre os entes federados na Educação, mas ainda há poucas orientações sobre como colocar o Regime de Colaboração em prática. Para ajudar gestores nesse desafio, o Colabora disponibiliza um Guia exclusivo, assinado por Consed e Undime, com elementos e subsídios para ampliar o processo colaborativo com foco na aprendizagem.

Guia do Regime de Colaboração Estados-Municípios Material sistematiza e apresenta as etapas para elaborar políticas públicas de forma colaborativa, com ferramentas e metodologias.
Caderno de Recursos Publicação reúne experiências exitosas do país em Regime de Colaboração, para ajudar na implementação de novas políticas.

Trabalhos realizados

Acesse pela barra de pesquisa
ou navegue pelo mapa ao lado.

Acesse pela barra de pesquisa
ou navegue pelo mapa ao lado.

Estados com trabalhos publicados
Estados onde realizamos eventos e formações