voltar
Boas Práticas Minidocumentários do Movimento Colabora ajudam a entender a importância do Sistema Nacional de Educação (SNE) mar | 2023
Compartilhar

“Sabe quando uma orquestra tem músicos incríveis, mas sem um maestro a sinfonia não funciona e todo mundo fica um pouco desafinado?”. Essa é uma das questões debatidas na série documental produzida e lançada pelo Movimento Colabora no meio do ano passado.

Atualmente, o ensino básico brasileiro abriga aproximadamente 2,2 milhões de educadores e 47 milhões de estudantes em 5.568 municípios, divididos em 26 estados e no Distrito Federal. Como coordenar toda essa diversidade contida na educação brasileira?

O primeiro episódio da série aborda justamente isso. Intitulado “Os caminhos que levam ao SNE”, o minidocumentário retrata os motivos que levaram organizações da sociedade civil, especialistas da área de educação, parlamentares e representantes do Executivo a se articularem em torno do Sistema Nacional de Educação (SNE).

Mas, a aprovação do SNE  no Senado Federal, em março do ano passado, não eliminou os desafios para efetivá-lo na prática. E esse é o tema do segundo episódio, intitulado “O que muda com a aprovação do SNE?”.

Ambos os vídeos foram construídos com base em uma extensa pesquisa e contam com depoimentos de estudantes, professores, especialistas da área da educação e parlamentares, além de trechos de reportagens veiculadas na mídia.

O principal objetivo do material é tornar acessível ao grande público o que prevê o SNE e a sua importância para a melhoria da gestão da educação no Brasil. Os episódios podem ser acessados no canal do SNE em Pauta.

Episódio 1 – Os caminhos que levam ao SNE

Episódio 2 – O que muda com a aprovação do SNE?