voltar
Boas Práticas Colabora oferece caderno de recursos para gestores interessados em implementar o Regime de Colaboração mar | 2023
Compartilhar

Site traz exemplos bem sucedidos de políticas públicas na área de educação implementadas com a colaboração entre entes interfederativos

 Como implementar uma política em regime de colaboração? Sem tentar impor modelos rígidos, mas mostrando exemplos bem sucedidos realizados, em especial, por estados e municípios, o Movimento Colabora organizou uma área no site denominada Caderno de Recursos. O objetivo é apresentar experiências que podem ser úteis a gestores da área educacional, interessados em implementar políticas públicas a partir dessa perspectiva solidária.

No âmbito nacional, o Caderno de Recursos traz o exemplo do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC), instituído em abril de 2018, que alavancou o Regime de Colaboração entre estados e municípios.

O Caderno traz ainda os casos do Espírito Santo, com enfoque especial sobre o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES); de Minas Gerais,  sobre o Programa de Intervenção Pedagógica – Alfabetização no Tempo Certo (PIP); do Mato Grosso do Sul,  sobre o Programa de Apoio à Implementação da BNCC (PROBNCC) e da Paraíba, sobre o Programa SOMA – Pacto pela Aprendizagem na Paraíba; além de outros exemplos.

Os gestores podem acessar também um documento do Excel, denominado Caderno de Recursos – Guia de Regime de Colaboração, com o objetivo de auxiliar o trabalho de análise, reflexão e organização da política a ser construída.

Aqui você acessa o Caderno de Recursos