voltar
Reportagens Publicação digital e navegável aborda desafios da educação no Brasil abr | 2023
Compartilhar

Em um novo marco para a divulgação de informações sobre os desafios educacionais no Brasil, foi lançado, em agosto de 2022, o livro “O Sistema Nacional de Educação na Prática”, elaborado pelo Movimento Colabora Educação e pela Frente Parlamentar Mista de Educação.

A publicação, que possui versão digital e navegável, examina de forma crítica os principais desafios enfrentados pela educação no Brasil, desde a infraestrutura precária das escolas até as dificuldades enfrentadas por estudantes e professores. Além disso, também analisa as disparidades regionais e socioeconômicas que afetam o acesso igualitário à educação em todo o país.

Implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), universalização da educação infantil, avaliação do ensino, melhorias na profissão docente e educação no campo também estão entre os temas abordados, a partir de debates sobre colaboração e gestão educacional.

Com linguagem acessível e baseado em pesquisas sólidas, busca conscientizar e engajar os leitores sobre a importância de uma educação de qualidade para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. Também destaca a necessidade de investimentos significativos na área e de políticas educacionais eficientes que possam enfrentar os problemas existentes.

O livro “O Sistema Nacional de Educação na Prática” possui sete capítulos, escritos por parlamentares de diferentes correntes políticas, todos em unidade em prol da aprovação do Sistema Nacional de Educação (SNE). Assinam a publicação deputados federais Idilvan Alencar, Eduardo Bismarck, Joenia Wapichana, Luísa Canziani, Paula Belmonte, Paulo Teixeira, Pedro Cunha Lima, Professor Israel Batista, Professora Dorinha Seabra Rezende, Professora Rosa Neide e Tabata Amaral, além dos senadores Dário Berger e Flávio Arns.

Com design responsivo, os usuários têm a oportunidade de explorar diferentes seções do livro, acessar conteúdos complementares e interagir com o material de maneira dinâmica. A iniciativa representa um passo importante na divulgação e no debate sobre os desafios da educação no Brasil ao incentivar ações que possam contribuir para uma transformação positiva do sistema educacional no país.

NAVEGUE PELA PUBLICAÇÃO