voltar
Reportagens Colabora lança publicação que analisa práticas de cooperação no Paraná fev | 2022
Compartilhar

O Movimento Colabora, em parceria com a Secretaria de Educação e Esporte do Paraná, lançou ontem (15) a Sistematização da Política Colaborativa do Paraná, uma publicação que analisa, divulga e incentiva boas práticas em Regime de Colaboração no Estado. 

O lançamento ocorreu durante o Seminário de Cooperação Pedagógica, realizado em Curitiba, que reuniu prefeitos e secretários de Educação dos 399 municípios paranaenses, além do governador Ratinho Júnior e de representantes de organizações sociais. Todas as normas de prevenção ao coronavírus foram adotadas.

“Acreditamos que o Regime de Colaboração é um método de trabalho na Educação, não apenas um princípio constitucional”, pontuou a coordenadora geral do Movimento Colabora Educação, Fernanda Castro, que participou do evento. Desde 2021, o Colabora atuou em parceria com o Estado e os municípios paranaenses para acompanhar as políticas de governança e colaboração visando a sistematização da experiência.

A organização, portanto, foi responsável por consolidar publicação que sistematizou práticas implantadas no último ano. “Tivemos a oportunidade de produzir um relato sobre a experiência do Paraná, que é recente no Regime de Colaboração, mas que vem apresentando resultados muito interessantes rumo a uma cultura colaborativa para melhorar a educação dos estudantes. Nosso desejo é que esse trabalho siga sendo consolidado, com o compromisso político de todos”, disse Fernanda.

O material, gratuito e disponível online, organiza a memória do Paraná nas políticas colaborativas em Educação e faz uma análise do amadurecimento das redes em colaboração, destacando, por exemplo, o compromisso técnico e político, avaliações e monitoramento e governança participativa.

“Queremos fazer parcerias de suporte pedagógico e construir um processo para melhorar a aprendizagem. Os alunos hoje da rede municipal serão da rede estadual no futuro”, disse o diretor pedagógico do Paraná, Roni Miranda Vieira.

Ao longo do evento, os participantes reafirmaram a importância da colaboração para melhorar a qualidade da Educação e combater desigualdades. “Nossa missão é fortalecer a educação pública. A maioria dos municípios retomou as aulas ontem [segunda-feira, dia 14], depois de quase dois anos de escolas fechadas”, pontuou o secretário de Educação do Paraná, Renato Feder.

A publicação

O material tem como base documentos e normativas oficiais do Paraná, além de conversas e entrevistas com personagens-chave na educação do estado. O documento é lançado em um contexto nacional estratégico, quando avançam no Congresso Nacional os projetos de lei que regulamentam o Sistema Nacional de Educação (SNE), uma política para ampliar práticas cooperativas de modo articulado para todo país.

A publicação se divide em quatro capítulos, além da introdução e da conclusão: o primeiro contextualiza a educação paranaense, o segundo apresenta a estrutura organizacional das redes, o terceiro organiza as políticas colaborativas no Estado e o quarto analisa o estágio do Regime de Colaboração.

Depoimentos

Fernanda Castro, coordenadora do Movimento Colabora Educação

“Em 2021 surgiu a oportunidade de produzir um relato sobre a experiência do Paraná, que vem apresentando resultados muito interessantes rumo à cultura colaborativa para melhorar a Educação. Nosso desejo é que o trabalho siga com o compromisso político de todos.”

Márcia Baldini, presidente a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Paraná

“Quem move a Educação nos municípios são também os secretários e prefeitos que estão lá, diariamente, trabalhando. Eu sempre digo que tanto a Educação como a Saúde são políticas muito importantes, sendo que a educação os alunos acessam todos os dias”.

Carolina de Oliveira Campos, especialista em Educação

“Na retomada das aulas durante a pandemia a ideia de recuperar não se aplica. Estamos falando em ‘recompor’ não em ‘recuperar.”

Roni Miranda Vieira, diretor Pedagógico do Paraná

“Queremos fazer parcerias de suporte pedagógico e construir um processo para melhorar a aprendizagem. Os alunos hoje da rede municipal serão da rede estadual no futuro.”

Ricardo Feder, secretário de Educação do Paraná

“Nossa missão é retomar a educação pública.”