voltar
Boas Práticas Podcast do Movimento Colabora se debruça sobre temas fundamentais da educação brasileira jan | 2023
Compartilhar

Estudantes, educadores e gestores públicos participam dos quatro episódios do Educação em Pauta

 No ano passado, o Movimento Colabora lançou o Educação em Pauta, podcast voltado às discussões que envolvem a educação no Brasil. Estão disponíveis quatro episódios que contam com diálogos envolvendo membros da comunidade escolar (estudantes, professores, coordenadores pedagógicos) e gestores públicos. Confira o tema de cada um dos programas:

#1 Por que gerir a educação por meio de um sistema?

Estudantes, professores, pais e especialistas discutem como o Sistema Nacional de Educação (SNE) pode melhorar a coordenação das políticas educacionais. Garantir continuidade nos conteúdos ensinados nas diferentes etapas do ensino e escolas próximas de casa, com infraestrutura adequada, são alguns dos pontos analisados. Ouça aqui o episódio.

 #2 Comunidade escolar: colaboração como estratégia para a aprendizagem

Escolas públicas de qualidade, que acolham todos os estudantes e valorizem sua cultura e seu potencial é mais que um desejo: é uma necessidade urgente para o desenvolvimento do nosso país. Para concretizar esse plano é preciso arregaçar as mangas e implantar políticas e programas que aprimorem o ensino e a aprendizagem. Mas quais são essas ações efetivamente? Esse é o tema norteador do segundo episódio da série. Ouça aqui o episódio.

 #3 Como o Brasil pode melhorar a qualidade do ensino?

Não dificilmente você deve conhecer alguém que não concluiu os estudos ou que mesmo com o diploma na mão não conseguiu desenvolver o máximo do seu potencial na escola. Essas são marcas de uma sociedade extremamente desigual como a nossa. Nesse cenário, a pergunta que passa pela cabeça de todo mundo que já sentou em um banco de escola é: como podemos melhorar a qualidade da educação em um país tão grande e tão desigual como o Brasil? É essa pergunta tão fundamental que norteia o terceiro episódio do Educação em Pauta. Ouça aqui o episódio.

 #4 Os desafios da gestão pública na educação

É por meio de Informes, orientações e normas de Secretarias de Educação e do Governo Federal que os gestores públicos da educação implementam programas e projetos para melhorar a qualidade do ensino. Porém, não basta ter boas políticas, é preciso operá-las com eficiência, a partir da colaboração entre as redes de ensino. Então, como aprimorar a gestão pública da educação? Confira no quarto e último episódio da série. Ouça aqui o episódio.