voltar
Reportagens Livro aponta reflexões sobre os desafios da educação brasileira jul | 2022
Compartilhar

Por que é importante garantir a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? O que é preciso para universalizar o acesso à educação infantil? Quais as formas mais eficientes de avaliar o ensino no país? Como melhorar a profissão docente e garantir qualidade nas escolas indígenas? 

Essas são algumas das perguntas debatidas no livro O Sistema Nacional de Educação na Prática”, lançado em Brasília no último dia 13 pelo Movimento Colabora Educação e pela Frente Parlamentar Mista de Educação. A obra reúne uma série de artigos sobre como o Sistema pode melhorar a educação no país, combatendo desigualdades e garantindo equidade para as e os estudantes.

“Os debates que fizemos ao longo de 2021 estão esboçados na obra, que evidencia a urgência desse pacto de cooperação entre os entes federados. Sinto-me honrado em fazer parte de uma publicação de tamanha relevância para a educação brasileira, ao lado de colegas que lutam pela mesma causa no Congresso Nacional”, diz o presidente da Frente Parlamentar Mista de Educação, deputado federal Professor Israel Batista. 

O livro é resultado de uma série de eventos e discussões feitos pela Frente Parlamentar Mista de Educação e pelo Movimento Colabora Educação para destacar a importância do SNE. Ele possui sete capítulos que foram escritos por parlamentares de diferentes partidos, deixando claro a unidade do legislativo em prol da aprovação do Sistema Nacional de Educação (SNE).

“Esse momento é de resistência. Estamos dizendo para o Congresso e para o Brasil que nós não podemos desistir do SNE. Ele é basilar. Não existe país que desenvolveu a educação sem um sistema nacional para gerir o ensino”, disse o deputado federal Idilvan Alencar, durante o evento de lançamento do livro.

A obra é assinada por ele e pelos também deputados federais Eduardo Bismarck, Joenia Wapichana, Luísa Canziani, Paula Belmonte, Paulo Teixeira, Pedro Cunha Lima, Professor Israel Batista, Professora Dorinha Seabra Rezende, Professora Rosa Neide e Tabata Amaral, além dos senadores Dário Berger e Flávio Arns.

“Temos que superar essa crise que vivemos na educação, com diversos cortes e congelamentos de recursos. Nós, como parlamentares, temos que fazer nossas proposições e remontar todos os desmontes feitos nos últimos anos”, pontuou a deputada federal Joenia Wapichana.

Foto: Jefferson Eduardo

O Sistema

Em um país grande e diverso como o Brasil, oferecer educação de qualidade para todos os estudantes é um desafio. O Sistema Nacional de Educação regulamenta e garante uma política de colaboração entre estados, municípios e a União, para pactuação de políticas educacionais, desde a prática pedagógica até programas de alimentação e transporte, por exemplo.

O objetivo é enfrentar as desigualdades, viabilizando a distribuição de recursos de forma mais equitativa e gerando melhorias nos resultados de aprendizagem. Além disso, o Sistema atuará na organização da política educacional, para que as políticas públicas sejam mais efetivas e equânimes, a exemplo do Plano Nacional de Educação e do Novo Fundeb. 

Atualmente, diferentes projetos de lei sobre o SNE tramitam no Congresso. Um deles já foi aprovado no Senado e aguarda votação na Câmara, apensado a outras propostas sobre o tema. “É uma discussão centenária e nós finalmente chegamos a um texto que é minimamente ideal para termos o Sistema que sonhamos para o nosso país”, disse a coordenadora do Movimento Colabora, Fernanda Castro Marques, durante o evento.

O tema ganhou ainda mais relevância com a pandemia de Covid-19, que acabou por aprofundar desigualdades educacionais e aumentar a evasão escolar. 

“A educação transformou as nossas vidas. Se queremos ter um país com mais oportunidades, não há outra maneira senão por ela. E não há como ter educação de qualidade sem um sistema nacional de gestão”, disse o deputado federal Felipe Rigoni. 

Depoimentos

Os debates que fizemos ao longo de 2021 estão esboçados na obra, que evidencia a urgência desse pacto de cooperação entre os entes federados.

Deputado federal Professor Israel Batista

É uma pauta [aprovação do SNE] que deveria ser consenso. Ela teve sua urgência ainda mais demonstrada depois da pandemia, que deixou claro o que a falta de coordenação representou para os nossos alunos.

Deputada federal Tabata Amaral

“Esse momento é de resistência. Estamos dizendo o Congresso e para o Brasil que nós não podemos desistir do SNE. Ele é basilar. Não existe país que desenvolveu a educação sem um Sistema Nacional”.

Deputado federal Idilvan Alencar

“Temos que superar essa crise da educação, com cortes e congelamentos. Nós como parlamentares temos que fazer nossas proposições e remontar todos os desmontes feitos nos últimos anos”.

Deputada federal Joenia Wapichana

“O fato de haver uma proposta para o SNE aprovada por unanimidade no Senado, com convergência de atores de diferentes espectros políticos, coloca a discussão em outro patamar para uma nova legislatura”.

Lucas Hoogerbrugge

“A educação transformou as nossas vidas. Se queremos ter país com mais oportunidades não há outra maneira senão por ela. E não há como ter educação de qualidade sem um sistema nacional de gestão”.

Deputado Federal Felipe Rigoni