voltar
Boas Práticas Ferramenta permite avaliar estágio do Regime de Colaboração entre redes de ensino set | 2022
Compartilhar

O Movimento Colabora disponibiliza uma ferramenta gratuita que permite aos gestores estaduais mapearem o estágio de maturidade do Regime de Colaboração com as redes municipais. A partir daí, eles poderão compreender em que etapa o estado está nas práticas colaborativas e então traçar diretrizes e estratégias para avançar na governança federativa.

Com recursos visuais e orientações claras, o mapa organiza e demonstra o que é necessário para consolidar o Regime de Colaboração, destacando como monitorar avanços e desafios. A partir de um esquema de pontuação, é possível obter um diagnóstico robusto de detalhado sobre o Regime de Colaboração para a política educacional.

>> Acesse gratuitamente aqui

“A ferramenta é fruto de trabalhos já realizados pelo Movimento Colabora sobre o Regime de Colaboração entre estados e municípios. Buscamos alternativas para apoiar e subsidiar os entes subnacionais na compreensão sobre os pontos críticos de experiências de políticas públicas em colaboração”, diz o texto de abertura do material.

O mapa visual é dividido em sete fatores de sucesso para análise, incluindo temas como avaliação e monitoramento das políticas educacionais, práticas de fortalecimento da aprendizagem e compromisso técnico das equipes. Para facilitar ainda mais o diagnóstico, ele traz perguntas norteadoras e possíveis fontes de pesquisa e informação.